quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Tratamento da obesidade

A obesidade aumenta a cada dia mais de modo agoniante e insidiosa, imediatamente que se trata de uma doença de processo prolongada. Inúmeras doenças estão agregadas à obesidade, nesta condição o tratamento desta doença torna-se fundamental.

Alguns motivos manifestos na vida e na linhagem da pessoa são estipulantes na urgência em acionar o tratamento da obesidade. É importante comprovar se na linhagem da pessoa existem indivíduos que sofrem de problemas de saúde crônicos como diabetes, pressão alta e colesterol alto; caso isto aconteça à redução de imc torna-se fator definitivo para a saúde do indivíduo.

O tratamento da obesidade circunscreve diversas opções que procuram recompor o peso perfeito do indivíduo, o tratamento mais certo irá ater-se da posição de cada paciente. Remédios e operações podem ser designados pelo médico como maneira de tratamento, mas vale lembrar que a ideal medida terapêutica irá apoiar-se de cada caso peculiar.

A alimentação saudável é um excepcional forma para quem deseja perder peso de forma saudável e manter-se assim por uma extensa fase da existência, diferentes pessoas preferem regimes restritivos ou fármacos que impulsionam o procedimento de emagrecimento, porém esta ação pode tecer o tão conhecido fenômeno sanfona em que o sujeito perde e ganha peso praticamente ao mesmo tempo. A diminuição repentina de peso diversas vezes causada por regimes muito proibitivas ou pela emprego de remédios por conta própria, pode predispor no indivíduo o que se conhece como fenômeno sanfona que é a perda e ganho peso concomitantes.

O fato da medicina estar constantemente mais desenvolvida colabora para promoção de diversos modelos de tratamento para o paciente, porém todos eles requerem uma idéia por parte do obeso. É necessário que o paciente esteja ciente dos perigos que envolvem este problema de saúde e da precisão de requerer funcionários de bem estar (médico, profissional de treino física, profissional de nutrição e a submeter-se do caso psicólogo) para resolver o transtorno da obesidade.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Os legumes, verduras e frutas - sua essência na digestão

Bastante aprendemos que as verduras, legumes e frutas são alimentos ricos em diferentes nutrientes. E também seriam descomplicadamente mais vislumbrados nas nossas refeições do dia-a-dia.

Maiormente no dia em que esses alimentos terem compostos indispensáveis para a controle e regularização do sistema sanguíneo, nervoso, digestivo.

Prevenindo também contra diversas doenças, e na harmonização do peso.

É fundamental dizer que a digestão desses alimentos assessoram na proteção contra um distúrbio que atinge o o globo ocular, que é a catarata.

A fim de que não cometa exageros concernentes aos nutrientes que estão presentes nas legumes, verduras e frutas , é bom que você tenha uma diversidade .

Mais um ponto importante é estar precavido no momento das compras . É nesta hora que irá selecionar os alimentos de sua determine e que estejam na época de colheita.

No entanto é quando tais alimentos estão com valor mais em conta, estão mais acessíveis, podendo ser descobertos ainda frescos. Quaisquer dias é aconselhado que um indivíduo consuma por volta de 3 porções desses tipos de alimentos.

O equilíbrio do consumo destes provoca maior defesa para o corpo humano, desta forma como igualmente melhora a produção de glóbulos brancos. Juntamente com outros alimentos pode-se conseguir sensação de bem-estar físico e emocional.

A regularização do sistema metabólico é devido à consumo dos tais alimentos. A sensação de saciedade é proporcionada no dia em que são digeridos tais alimentos.

Uma dica a mais é conseguir que os infantes familiarizem-se com hábitos alimentares firmados em alimentos ricos em valor nutricional como as verduras, legumes e frutas. Onde são incalculáveis os ganhos do consumo das verduras, frutas e legumes.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Desenvolvendo um cardápio saudável

Se você deseja ter uma alimentação adequada é importante conceber um bom cardápio alimentar, incrementando seu cardápio com infinidade de alimentos e na medida correta para suas necessidades e é como elaborar um cardápio nutritivo que vamos ensinar .

Uma dica, a diversidade dos alimentos é muito importante, pois os tipos alimentares proporcionarão todos os nutrientes e proteínas que o indivíduo precisa, além disso, pode-se recordar que os alimentos preferencialmente sejam da região e da estação, porque são mais baratos e com maior disponibilidade.

A qualidade é um elemento central na criação de uma opção de alimentação nutritiva, e a fim de ter uma correta nutrição ela precisa ser balanceada e criada conforme as necessidades do indivíduo. Desta forma é importante que todos os tipos alimentares apareçam na dieta alimentar do indivíduo.

Tipos alimentares fundamentais em um regime alimentar:
  • Carboidratos, facilmente encontrados nos cereais, nos pães e em vários outros alimentos e é importante que estejam presentes no café, no almoço, e no jantar.
  • Carnes, ovos e leguminosas (lentilha, ervilha, soja), precisam estar presentes em unicamente uma refeição diária .
  • Óleos e açúcares precisam ser consumidos com moderação.
  • As frutas podem ser consumidas de diversas formas diferentes, no entanto é fundamental prestar atenção quanto à quantia de açúcar empregada no preparo do suco.
  • Verduras e legumes podem e devem ser empregadas no almoço e no jantar (almoçar com uma guarnição de salada é uma boa alternativa, pois evita que a indivíduo "abuse" na quantidade de alimento).
Esses tratam-se dos fundamentais tipos alimentares que devem participar da mesa do cidadão e que tratam-se de importantes a boa alimentação e saúde do indivíduo. De forma que, elabore uma opção de alimentação nutritiva ao seu regime alimentar e seja mais em harmonia consigo mesmo.

domingo, 9 de maio de 2010

Cálculo Renal

O cálculo renal também é muito conhecido pelas pessoas como, pedra nos rins e calculo urinário. O cálculo renal é uma substância formada por sais minerais que se encontram com outras substâncias formando assim uma pedra, cálculo.

Devido a sais minerais no organismo o calculo é formado nos rins e na bexiga do ser humano e de alguns mamíferos. Mas não é somente sais minerais que o formam, existe outras substancias que também causam cálculos, como: cálcio, acido úrico, etc.

O cálculo é formado de o tamanho de uma diversos tamanhos, uns podem ser microscópicos e outros podem atingir maçã.

Existem casos de cálculos renais não tão sérios que podem ser resolvidos (retirados) naturalmente pela urina, esses tipos de cálculos são microscópicos e é muito mais fácil retira-los pela urina, porém nos casos de cálculos mais sérios, a pessoa deve ir imediatamente ao médico, pois cálculos renais causam muita dor nos rins do paciente, e se o calculo sir dos rins e ir os tubos urinários a pessoa pode sentir dor na hora de urinar, alem de dores de cabeça e enjôos em algumas pessoas.

Causas

Atualmente, cientistas e médicos descobriram que uma das principais causas do calculo é a falta de água. Pessoas que ingerem muito leite, queijo, iogurte e etc.. e não bebem água numa medida considerável todos os dias são muito propícias a ter cálculos renais.

Os cálculos não são causados somente pela falta de água ou por grande conteúdo de produtos lácteos no organismo, infecções, herança genética, mau funcionamento do sistema urinário também são grandes causas dos cálculos, entre outras doenças.

Diagnóstico

Pessoas que percebem sangue na urina ou sentem dores na área dos rins é preciso ir ao médico para fazer alguns exames, como o de sangue e de urina.

Tratamento

Em alguns casos quando o paciente sente muita dor é recomendável o uso de medicamentos para aliviar o mal estar causado pelos cálculos. Como disse anteriormente os cálculos microscópicos são eliminados naturalmente, já os grandes é preciso intervenção médica para retirá-los, existem outros tipos de tratamento para retirar os cálculos como, o uso de ondas de choque para “destruir” o cálculo em pequenos pedaços microscópicos e retirá-lo naturalmente.

Como evitar

Uma boa maneira de evitar os cálculos é beber bastante água, no mínimo dois litros de água por dia, e ir ao médico periodicamente para fazer exames, como os de urina e sangue.

Curiosidades

Quando a pessoa urinar e notar que a urina contem sangue é preciso procurar um médico, pois o sangue pode ser de cortes causados por cálculos. Cerca de 70% das pessoas que tem cálculos renais eliminam o calculo naturalmente e 30% necessitarão fazer um tratamento.

Fonte de Referência: Enciclopédia da Saúde.com, Cálculo renal

Apnéia

A apnéia do sono é quando a respiração da pessoa para durante a noite, a apnéia faz com que o ar não chegue até os pulmões por alguns segundos durante a noite e depois a respiração volta a funcionar corretamente. Essas paradas na respiração podem aocntecer muitas vezes durante o sono (madrugada), mas nem sempre é capaz de acordar o ser humano, mas pode fazer a pessoa sair de um sono profundo para um sono mais leve. O resultado disso tudo é uma sensação de noite “mal dormida”, cansaço e muito sono durante o dia a dia.

Depende, pessoas que tem apnéia costumam roncar bastante, mas nem sempre roncar é ter apnéia. O ronco não é causado somente pela apnéia.

Tipos de apnéia

  • Apnéia obstrutiva: esse tipo de apnéia é a mais comum entre as pessoas é quando ocorre obstrução nas veias aéreas (quando as veias aéreas ficam impedidas de funcionar), impedindo a chegada do ar aos pulmões. Ex: (uma pessoa dorme, mas durante o sono o ar que a pessoa respira não é suficiente para chegar aos pulmões e acaba roncando);
  • Apnéia central: a pessoa que é portadora de apnéia central geralmente tem problemas no sistema nervoso, pois o cérebro não comanda os estímulos para a caixa torácica e a pessoa acaba não fazendo o esforço respiratório;
  • Apnéia mista: neste tipo também não ocorre o esforço respiratório, porem, quando o esforço é feito a apnéia continua por causa de problemas na via aérea.

Causas

A apnéia do sono ocorre, pois o ar que a pessoa respira não é suficiente para chegar aos pulmões, Isso acontece porque na apnéia do sono a garganta se tapa por alguns segundos impedindo a entrada do ar e causando queda no nível de oxigênio do corpo, vamos ver algumas causas da apnéia:
  • Os músculos da língua se relaxam alem do normal;
  • Obesidade, quando a pessoa ultrapassa o peso ideal pode haver um excesso de pele na garganta dificultando a entrada de ar;
  • Amídalas com tamanhos acima do normal.

Tratamento

O tratamento da apnéia é feito para recuperar aquelas boas noites de sono J, e acabar com o sono e ronco. O tratamento também pode impedir que outras doenças causadas pela apnéia entrem em ação como: pressão alta, derrame, ataque cardíaco e etc.. Dependendo do tipo de apnéia pode ser feita operação

Dicas

  • É preciso emagrecer caso esteja com peso acima do normal;
  • Evite bebidas alcoólicas e remédios para dormir.

Curiosidades

A pausa na respiração pode ir de 5 a 15 segundos e até um pouco mais, e essas paradas podem acontecer de 15 a 30 vezes por hora. O tipo mais comum da apnéia é a obstrutiva, de qualquer jeito, se tiver problemas para dormir procure um médico.

Fonte de Referência: Enciclopédia da Saúde.com, Apnéia

domingo, 2 de maio de 2010

Tricomoníase

CONHECENDO

A tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível, as chamadas (DST), essa doença é comum e afeta homens e mulheres, apesar de ser mais comum em mulheres. A doença pode ser tratada e não ocorrem outros problemas de saúde mais graves.

A doença é causada por um protozoário chamado trichomonas vaginallis, que se abriga
No pênis e na vagina.


SINTOMAS

Em boa parte dos casos os homens não apresentam muitos sintomas, mas alguns sintomas bem comuns na tricomoniase são, irritação, corrimento, queimação ao urinar e ejacular.

Já nas mulheres os sintomas podem causar um certo desconforto no ato sexual, coceiras na área genital, corrimento vaginal e até mesmo dor no abdômen. A inflamação causada pela doença pode aumentar as chances da pessoa ser infectada pelo vírus da AIDS e caso uma mulher tiver a infecção e estiver grávida o bebê pode nascer prematuro ou com pouco peso.

TRANSMISSÃO

O vírus é transmitido pelo contato sexual, pênis com a vagina, mas as mulheres podem contrair a doença tanto de homens como de mulheres, porem na maioria dos casos os homens contraem a doença de mulheres infectadas pela doença


TRATAMENTO

A doença costuma ser curada por remédios prescritos por médicos, e durante o tratamento é preciso que não haja sexo com pessoas não infectadas, pois mesmo a pessoa estando infectada e não possuindo sintomas pode transmitir o vírus.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

AIDS

Conhecendo

O significado de AIDS é síndrome da imunodeficiência adquirida, a AIDS é conhecida como HIV, um vírus que atinge e destrói as células de defesa do corpo humano. Com o vírus da AIDS o sistema imunológico da pessoa se enfraquece e a pessoa fica desprotegida contra doenças.

O vírus HIV é um vírus que a pessoa pode até passar anos com a doença, mas sem apresentar qualquer sintoma suspeito, ou seja, não ter AIDS, mas quando a doença se desenvolve o vírus do HIV destrói os glóbulos do organismo da pessoa portadora de AIDS.

As pessoa infectadas pela AIDS, possuem a infecção no leite materno, no sangue, esperma e secreção vaginal, então, se qualquer uma dessas substância entrarem em contato com o sangue pode haver transmissão.

Sintomas

Os principais sintomas da AIDS são:erupções na pele, perda de peso, diarréia e febre. Quando o corpo fica mais ainda desprotegido por causa da infecção diversas doenças podem aparecer no paciente complicando ainda mais o estado da pessoa, algumas dessas doenças são: problemas neurológicos, pneumonia, câncer e até problemas de coordenação motora, entre outras.

Prevenção

Para poder se prevenir corretamente contra a doença é preciso evitar contato direto com as substâncias infectadas pelo vírus, ou seja, não ter relação sexual sem preservativo, outra medida importante de prevenção é utilizar instrumentos hospitalares descartáveis, sempre esterelizar seringas e agulhas

Tratamento

Hoje em dia, ainda não existe cura para AIDS e o único método que é usado são medicamentos usados para controlar o virus na pessoa. Existem diversos tipos de medicamentos usados para o controle do vírus no paciente e melhorando sua vida e bem estar.
Alguns desses medicamentos pode causar efeitos colaterais, principalmente nos rins, fígado.

Curiosidades

O vírus da AIDS pode ser transmitido de mãe para filho durante a gestação, ou até mesmo na amamentação. Para que o vírus HIV não passe de uma pessoa para outra é feito um grande sistema de teste para descobrir se a pessoa possui a doença. Na duvida, procure um medico.

Gonorréia

Conhecendo

A gonorréia é uma doença sexualmente transmissível, as chamadas (DSTs) essa doença é conhecida também como esquentamento e afeta a área genital da pessoa, mas não é somente na área genital, a gonorréia pode atingir outras áreas do corpo.
A gonorréia é uma bactéria bastante contagiosa e ela pode entrar no corpo humano por diversas aberturas, exemplos, Boca, reto, vagina e é na maioria dos casos transmitida através da relação sexual. A gonorréia pode afetar tanto homens como também mulheres, no homem tipicamente os sinais da infecção aparecem no órgão sexual (Pênis, uretra), já nas mulheres a bactéria infecta o útero, e em casos de sexo oral ou anal a bactéria pode afetar a garganta ou o reto.

Sintomas

Os sintomas da gonorréia são muitos, porém a pessoa pode ter a doença e não apresentar sintomas, mas vamos os principais sintomas dessa infecção:
► Sensação de dor e queimação ao urinar;
► Anus e reto inflamados, geralmente depois da relação sexual anal;
► Corrimento vaginal com odor desagradável e de cor amarela;
► Inflamação da garganta, geralmente após relação sexual oral;
► Dor no escroto ou testículos.


Tratamento

O tratamento da doença é feito por antibióticos, que são aplicados por injeções ou por via oral mesmo, e se ocorrer algum dos sintomas listados a cima é preciso procurar um médico
Prevenção
É muito importante que a pessoa se previna usando preservativo na relação sexual e não use objetos contaminados de outras pessoas. Além disso, é importante também sempre procurar um médico caso tenha qualquer relação sexual sem o uso do preservativo, para que ele verifique se a pessoa possui alguma DST (Doença sexualmente transmissível).


Curiosidades

Se uma mulher estiver infectada pela doença e engravidar, o bebe pode ser infectado pelo vírus no nascimento ao passar pelo canal vaginal, geralmente a infecção nesse caso ocorre nos olhos. O tratamento da gonorréia nos homens e nas mulheres pode variar, geralmente no caso dos homens se somente o órgão sexual for afetado pelo vírus a gonorréia pode desaparecer em 3 dias de tratamento. Nas mulheres a mesma coisa, se somente o colo do útero for infeccionado a gonorréia pode desaparecer em 3 dias de tratamento.
É valido relembrar que o tratamento também pode ser feito por antibióticos, e esses antibióticos devem ser tomados durante todo o tempo prescrito pelo médico do paciente, mesmo havendo um desaparecimento parcial ou total dos sintomas.
Caso a pessoa não procure um tratamento à gonorréia pode se espalhar pelo corpo, podendo chegar até a corrente sanguínea, e caso isso ocorra o paciente pode sofrer de algumas doenças como, artrite, meningite e até mesmo a morte.

Herpes Genital

Conhecendo

A herpes genital é uma doença sexualmente transmissível, as chamadas (DST), e é causada por um vírus chamado, herpes simplex. Boa parte das pessoas não tem sintomas da doença, mas quando os sintomas aparecem, ocorrem feridas (verrugas) na área genital e reto.

Geralmente essas feridas demoram algumas semanas para sarar ( duas, três ou até quatro semanas).


Sintomas

Infelizmente, boa parte das pessoas que possuem a infecção não sabem que estão infectadas, alem do aparecimento de feridas na área genital o vírus pode causar sintomas parecidos com o da gripe, algumas pessoas podem não sentir os sintomas ou confundi-los facilmente.


Transmissão

A transmissão da doença é feita pelas feridas que o vírus causa, e também pode ser transmitida por erupções na pele que aparentemente não parecem infectadas.

A transmissão do vírus também ocorre devido a relações sexuais com pessoas infectadas, alem disso, o vírus também pode causar infecções nos lábios e na boca.


Prevenção

Uma boa maneira de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis é usar preservativo, no caso de herpes genital se o preservativo não cobrir a área infectada pelo vírus, a pessoa não pode ter relações sexuais com pessoas não infectadas. Uma pessoa infectada jamais pode ter relação sexual com parceiro (a) não infectado, é importante lembrar que mesmo a pessoa não apresentando sintomas da doença pode transmitir o vírus.


Tratamento

Infelizmente, ainda não existe um tratamento que elimine a herpes pra sempre, mas existem medicamentos que ajudam a prevenir as feridas. O tratamento da herpes também pode impedir a transmissão da doença para o parceiro (a) sexual.


Curiosidades

A herpes genital costuma causar feridas muito dolorosas nas pessoas, é muito importante que mulheres grávidas se previnam da doença, pois pode infectar o bebe.

Infelizmente, pessoas que possuem herpes tem grandes chances de serem infectadas pelo vírus HIV, e pessoas com herpes e AIDS tem mais chances de transmitir a AIDS.

Condiloma Acuminado

Conhecendo

A doença condiloma acuminado é conhecida também pelas pessoas como verruga genital ou crista de galo, independente de como ela é conhecida a doença é causada por um vírus, o HPV, (Human papilluna viruses) existem muitos tipos de doenças causas por esse vírus, o condiloma é uma delas.


Este vírus afeta homens e mulheres, na maioria dos casos da infecção nos homens a infecção aparece no prepúcio, glande e uretra, já nas mulheres a vagina e o colo do útero costumam ser os locais mais afetados pelo vírus.

O condiloma acuminado é uma doença que causa feridas (verrugas) na área genital de homens e mulheres.


Sintomas

Este vírus ataca a área genital de homens e de mulheres, as verrugas podem aparecer com diversos tamanhos e costumam aparecer no pênis e na vagina. É importante lembrar que verrugas ao redor do anus e na vulva também são sintomas do vírus, mesmo que a pessoa não pratique relação anal.


Transmissão

Essa infecção do HPV é comum, o vírus é transmitido geralmente pelo contato com a pele infectada de uma pessoa, alem disso a infecção pode ser transmitida através do sexo oral ou simplesmente pelo uso de objetos de outras pessoas como, vasos sanitários, roupas intimas e até mesmo toalhas.

Prevenção

A prevenção é difícil, como citamos a cima como ela é transmitida é preciso ter muito cuidado, mas médicos e pesquisadores descobriram que usar camisinha durante relações sexuais reduz de 70 a 90% das transmissões do vírus.

Tratamento

O tratamento é feito de varias formas, até mesmo procedimento cirúrgico, mas o objetivo de qualquer procedimento de tratamento é retirar ou curar a pele infectada pelo vírus na pessoa.


Curiosidades

Em grande parte dos casos da doença,o homem não costuma apresentar o vírus, mas pode transmiti-lo. As mulheres devem procurar um médico para fazer exames de prevenção, o papanicolau deve ser feito regularmente.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

O Mal de Alzheimer

Boa tarde queridos leitores! Hoje na Enciclopédia da Saúde vamos falar sobre o mal de Alzheimer e vamos conhecer essa doença melhor.

Conhecendo o mal de Alzheimer

O mal de Alzheimer é uma doença que ataca o cérebro, dificultando o pensamento, raciocínio e memória da pessoa. Essa doença afeta pessoas acima de 60 anos.

O Alzheimer afeta também a comunicação e entendimento das pessoas e atinge a parte do cérebro que é responsável pelo raciocínio e memória. Essa doença não tem cura e muitas pessoas assemelham os sintomas como processos normais do envelhecimento da pessoa.

Causas

A doença de Alzheimer não tem causa específica, mas cientistas e médicos acreditam que uma elevação no nível de açúcar e colesterol de uma pessoa contribui bastante para o Alzheimer.

Estágios da doença

O Alzheimer possui alguns estágios e passar de um estagio para o outro pode levar alguns anos.
  • Estágio inicial;
  • Estágio intermediário;
  • Estágio avançado.
Tratamento

O tratamento é para ajudar a pessoa a ter mais conforto e saber lidar com sua doença.

O portador de Alzheimer precisa sempre ir ao médico, para o médico avaliar seu estado e saber como o paciente esta, o médico também ajuda a pessoa a se organizar e conseguir conviver com a doença.

Dicas e curiosidades

Os parentes dos portadores de Alzheimer precisam cuidar e ajudá-los, é preciso organizar a vida da pessoa e tomar alguns cuidados como, não deixar a pessoa dirigir e usar transportes públicos sozinha, organizar as tarefas, controlar os remédios, não discutir com a pessoa, essas são algumas maneiras de como ajudar e conviver com uma pessoa portadora de Alzheimer.

Referência: Enciclopédia da Saúde.com, Alzheimer

Amnésia

Hoje vamos falar sobre a amnésia aqui na Enciclopédia da Saúde, vamos conhecê-la melhor e saber como nos prevenir, tratamento, etc.


Conhecendo a amnésia

A amnésia é uma falta de memória, que acontece em uma parte da memória ou pode afetar totalmente a memória. Mas na maioria dos casos a amnésia costuma ser passageira e acontece por causa de vários motivos.


Causas

A amnésia acontece por causa de infecções e doenças no tecido cerebral, como o derrame e a encefalite, traumas psicológicos e pancadas físicas também causam amnésia. O que também causa amnésia que poucas pessoas sabem são o uso de drogas e o alcoolismo.


Tipos de amnésia

A amnésia tem suas formas e níveis e vou explicar como essa doença pode ser classificada em tópicos:

  • Amnésia anterógrada: este tipo de amnésia ocorre devido a traumas cerebrais, nesse tipo a pessoa consegue lembrar de experiências antes do trauma mas não consegue se lembrar de eventos recentes (Ex: a pessoa que bate com a cabeça, consegue se lembrar de momentos antes da batida, mas não consegue se lembrar da batida);
  • Amnésia retrógrada: esse tipo de amnésia é basicamente o inverso da amnésia anterógrada, a pessoa consegue se lembrar de momentos após o trauma, mas não consegue se recordar de eventos comuns antes do trauma.
Existem alguns tipos de amnésia que ocorrem devido a traumas psicológicos, alcoolismo e existe até um tipo de amnésia que atinge principalmente os idosos, então vamos conhecê-las.

  • Amnésia global transitória: esse tipo de amnésia costuma afetar bastante os idosos, ela é causada por um bloqueio temporário de uma artéria que impede o sangue de chegar ao cérebro. Isso ocorre devido a esforços físicos, etc.
  • Amnésia psicogênica: este tipo de amnésia afeta as pessoas que sofreram traumas psicológicos e é sempre passageira. Mas infelizmente em alguns casos a pessoa pode perder um pedaço de sua memória.
  • Amnésia alcoólica: neste tipo de amnésia, a pessoa alcoolizada pode conversar e etc.. Mas quando o efeito da bebida pessoa nãoconsegue recordar momentos quando estava alcoolizada. Isso costuma acontecer com pessoas que bebem bebidas alcoólicas rapidamente.

Prevenção

Para prevenir a amnésia é preciso sempre evitar traumas físicos (pancadas na cabeça), não usar drogas, evitar bebidas alcoólicas e ir ao médico imediatamente caso tenha problemas cerebrais.

Bom, a amnésia é uma doença de fácil prevenção, mas as pessoas que já tiveram derrame, aneurisma e problemas cerebrais precisam ir ao médico o quanto antes.

Fonte de referência: Amnésia

sábado, 24 de abril de 2010

Apendicite

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre a apendicite aqui na Enciclopédia da Saúde. Essa doença é perigosa e pode levar à morte, então hoje vamos conhecê-la melhor e saber como nos prevenir, tratamento, etc.

Conhecendo a apendicite

Primeiramente vamos entender o que é apêndice. O apêndice é um tubo vermiforme que se localiza na parte direita do abdômen e se encontra com o intestino grosso, mas na verdade o apêndice não tem nenhuma função importante no nosso corpo, o que causa a apendicite é uma inflamação que é causada por fezes ( geralmente pedaços grandes de fezes).


Na maioria dos tratamentos o paciente se recupera bem, mas em alguns casos ocorrem complicações como a peritonite (inflamação abdominal)

Sintomas

A apendicite causa muita dor no abdômen, na cabeça e vômitos, logo depois a dor se concentra na parte de baixo do abdômen e a pessoa acaba tendo febre baixa e falta de apetite.

Diagnóstico

O diagnóstico é sempre feito pelo médico com os sintomas do paciente e alguns exames como: Raios-X, ecografia e exame de urina.


Tratamento

O tratamento de apendicite aguda é sempre feita por cirurgia, a operação é feita no abdômen para retirar o órgão infeccionado (apêndice) e quando há abscesso é feito também a drenagem. Todo o procedimento é feito com anestesia geral e a permanência no hospital dura de dois á quatro dias.


Curiosidades

Em alguns casos de apendicite a doença pode ser tratada somente co medicamentos, mas na maioria dos casos de apendicite aguda o tratamento é sempre cirúrgico. Alguns casos ocorrem somente à infecção do apêndice, e em outros casos o apêndice pode “estourar” e ocorrer peritonite uma inflamação bem mais séria que ocorre devido a complicações na apendicite.

Fonte: Enciclopédia da Saúde.com, Apendicite

Bruxismo

Olá leitores! Hoje aqui na Enciclopédia da Saúde vamos falar sobre o bruxismo, vamos conhecer melhor essa doença e saber como nos prevenir, tratar, etc..

Bruxismo é um distúrbio que nos leva a ranger e forçar os dentes. Parece comum, mas o problema é que esse hábito causa muita dor de cabeça, problemas na articulação mandibular e desgasta os dentes das pessoas.

O bruxismo é um problema que cresce bastante, muita gente acha esse hábito normal, mas o bruxismo na maioria dos casos a pessoa só percebe quando está bem avançado.


Causas

Uma das principais causas do bruxismo é a tensão do dia a dia, o stress, mas não é somente o stress que provoca esta doença, o mau fechamento e alinhamento da boca também são causas do bruxismo. Na maioria dos casos a pessoa só percebe que esta com bruxismo quando a pessoa sente a própria tensão ou alguém ouve o ranger dos dentes durante o sono.

Tratamento

O tratamento é feito por varias formas, dentistas costumam fazer uma “checagem” nos dentes da pessoa para tirar aquelas imperfeições que causam o mau fechamento da boca. Mas não é só isso, o problema também é relacionado ao psicológico da pessoa e é muito importante que o paciente tente amenizar a tensão psicológica do dia a dia. Mas como?


Um ato importante para tentar amenizar o bruxismo é tentar acabar com a tensão no dia a dia, então valem algumas dicas:
  • Praticar algum esporte;
  • Procurar relaxar;
  • Descansar para amenizar o stress.
Agora, os pacientes que possuem problemas psiquiátricos precisam ir ao médico para ser medicados se necessário. Existem outros tipos de tratamento como:

Fechamento perfeito da boca: a boca do paciente precisa ser fechada corretamente, e não pode ocorrer atrito dos dentes de cima com os debaixo. Se o paciente tiver problemas com o fechamento correto da boca é preciso tratamento para alinhá-los, pois o atrito causa aumento da tensão muscular.


Existe também outro tipo de tratamento, que é feito encaixando placas de acrílicos nos dentes da pessoa que tem bruxismo durante o sono, e essas placas são colocadas na arcada dentária espalhando a força muscular nos dentes para não ocorrer o atrito dos dentes por causa do mau posicionamento, então é sempre bom procurar um bom dentista.

Fonte de referência: Enciclopédia da Saúde.com, Bruxismo

sábado, 17 de abril de 2010

Dicas de como evitar o stress

O stress tanto pode nos fazer bem como pode nos fazer mal, isso depende do nível de stress da pessoa. Deve-se atentar ao fato de que uma pessoa muito estressada pode vir a ter doenças causadas pelo stress bem como ser mais suscetível a várias outras.

Até um certo ponto o stress pode te fazer bem, aquele stress que não é excessivo, que te ajuda a raciocinar melhor e reagir aos problemas do dia-a-dia.

O stress que é considerado excessivo e faz mal a saúde é um nível bem elevado de stress que na sua vida pode te dar muitos problemas de saúde como: AVC, problemas sexuais, problemas musculares, dificuldades respiratórias, cansaço do corpo e da mente e outros problemas.

Sendo assim, é importante que você saiba como controlar ou evitar o stress em seu cotidiano.

Aqui estão algumas dicas de como evitar o stress:

  • Tenha uma vida saudável: dormir no mínimo 8 horas por dia, se alimentar bem, faça uma atividade física, vá passear com a família, relaxe os músculos;
  • Relacione-se bem: converse mais com as pessoas, com sua família, amigos, filhos, vá ao cinema, procure se divertir mais;
  • Faça algo que goste: tenha algo que goste muito de fazer, seja por diversão ou somente passa tempo, mas que te agrade de verdade;
  • Mantenha-se calmo: não fique nervoso á toa, respeite as pessoas que não são como você, tente entender seu colega de trabalho ou amigo, sempre há uma solução para os problemas e tente resolver os problemas no tempo certo e sem muito stress.
E agora que você já sabe como evitar o stress, não perca a oportunidade de "limpá-lo" de sua vida!

terça-feira, 23 de março de 2010

Leucemia

Leucemia é uma doença que afeta a medula óssea das pessoas, geralmente esse câncer atinge qualquer pessoa, sendo que as mais afetas são as crianças. Esse tipo de câncer causa um maior aumento de células brancas no sangue.

A leucemia é uma doença que prejudica vários órgãos do corpo humano como o baço e o fígado, a maioria das pessoas pensam que a leucemia não tem cura.

Principais sintomas
  • Vômitos
  • Dores de cabeça
  • Sangramento excessivo
  • Falta de apetite
  • Cansaço
Prevenção

Não está comprovada uma forma eficaz de se combater a leucemia, os médicos indicam a redução do cigarro e do álcool.

Tratamento

O tratamento pode variar tanto pela faixa etária como pelo grau do estado de saúde em que o paciente se encontra, o objetivo dos médicos é eliminar os sintomas da doença e as consequências da mesma. Muitos médicos utilizam outros métodos como:
  • Terapia biológica
  • Quimioterapia
  • Radioterapia
  • Transplante de células tronco
Fonte de referência: Enciclopédia da saúde, Leucemia.

Depressão

A depressão é caracterizada por transtornos psicológicos, essa doença afeta cerca de 50% dos brasileiros principalmente as crianças e os adolescentes. Dados informativos afirmam que as pessoas que sofrem com esse transtorno desenvolvem uma carência afetiva em relação a família.

A maioria dos casos de depressão são causados por carência afetiva envolvendo a família ou os amigos. Além disso, outros fatores influenciam a depressão como:
  • Idade avançada
  • Carência familiar
  • Pessoas na família com o quadro de depressão
  • Estresse
  • Estilo de vida
Os principais sintomas são:

  • Isolamento excessivo
  • Excesso de choro
  • Baixo rendimento escolar
  • Ansiedade
  • Falta de apetite
  • Pensamentos suicida
Prevenção

  • Realizar caminhadas ao ar livre
  • Alimentar-se corretamente
  • Realizar passeios com pessoas queridas

Tratamento

O tratamento é realizado através de:
  • Medicamentos antidepressivos
  • Atividades físicas
  • Suplementos alimentares
  • Psicoterapia
Fonte de referência: Enciclopédia da saúde, Depressão.

Dislipidemia

A dislipidemia é caracterizada pelo aumento de moléculas de gordura no sangue, muitas pessoas têm tendência a desenvolver a dislipidemia, umas porque não praticam atividades físicas e outras por abusarem de alimentos gordurosos.

Esse distúrbio pode se desenvolver a partir de outras doenças ou através de dietas mal realizadas, alguns fatores também pode ocasionar a dislipidemia, são eles:
  • O tabagismo
  • Pressão alta
  • O alcoolismo
  • Diabetes mellitus
  • Obesidade
Os principais sintomas são:

Os sintomas da dislipidemia raramente aparecem, são eles:

Xantomas eruptivos
Rigidez em contato com luzes fortes
Lesões no globo ocular

Alguns alimentos devem ser evitados pelos indivíduos portadores da dislipidemia, são eles:

  • Queijo
  • Manteiga
  • Nata
  • Banha
  • Chocolate
  • Salgados
  • Sorvetes
Prevenção
  • Ingestão de alimentos ricos em ômega 3
  • Através da ingestão de alimentos frescos
  • Através do consumo de fibras e vegetais
  • Praticando atividades físicas
Tratamento

O tratamento é realizado a partir da quantidade de triglicerídios e colesterol presentes no sangue, mas também o tratamento pode ser feito através de medidas simples como:
  • Diminuição do consumo de gordura
  • Realização de exercícios físicas
  • Mudanças de hábitos de vida
Fonte de referência: Nutrição em foco, A dislipidemia
Enciclopédia da saúde, A dislipidemia

segunda-feira, 22 de março de 2010

Anorexia

A anorexia é um transtorno alimentar causado pela realização de dietas extramamentes rigorosas que levam o indivíduo a desenvolver sintomas de fraqueza e necessidade de nutrientes.
Muitos fatores contribuem para a anorexia como traumas sofridos na infância, fatores psicológicos ou até mesmo por influência da mídia na busca excessiva pelo corpo perfeito.

Sintomas
  • Dietas rigorosas por longos períodos de tempo
  • Prática excessiva de atividades físicas
  • Indução de vômitos
  • Mal alimentação
  • Ingerir laxante de forma abundante
Médicos e nutricionistas tem como forma de prevenção e tratamento proporcionar ao paciente uma reeducação alimentar.
O tratamento consiste em primeiro avaliar o caso em que o paciente se encontra, para depois tratá-lo de forma correta. O tratamento tem como objetivo levantar a auto estina do paciente e promover a reeducação alimentar. Em casos mais graves a anorexia pode causar anemia, desnutrição e depressão levando o indivíduo a internação hospitalar.

Fonte de referência: Enciclopédia da saúde, Anorexia.

Bulimia

Hoje no Brasil muitas pessoas sofrem com a bulimia, sendo que na maioria das vezes tem como influência a mídia. Muitas pessoas confundem anorexia com bulimia. A definição simples de bulimia se dá pela ingestão de alimentos sem necessidade.
A bulimia é definida como um transtorno alimentar, que por muitas vezes acaba danificando vários órgãos do corpo humano. Essa danificação se dá pelo vômito auto-induzido, ou seja, é causado pelo aumento de ácido estomacal.

Sintomas

  • Inflamação da garganta
  • Dietas rígidas
  • Desidratação
  • Vômitos provocados
  • Inchaços faciais
  • Excessiva prática de atividades físicas
Não está comprovado ainda uma forma de prevenção eficaz, sendo que muitos médicos e nutricionistas afirmam que a principal forma de prevenção deve ser iniciada durante a infância, para isso muitos pais devem incentivar a prática de atividades físicas e uma alimentação saudável.

Tratamento

O tratamento é realizado através do auxílio psicológico e nutricional que poderão compreender desde a psicoterapia até a reeducação alimentar.

Fonte de referência: Enciclopédia da saúde, Bulimia
Nutrição em foco, Bulimia

Escorbuto

Escorbuto é uma doença que causa inchaços e hemorragias, geralmente é causada pela carência da vitamina C. Essa doença pode atingir qualquer idade, sendo que os mais afetados acabam sendo idosos e crianças.
A vitamina C é um excelente remédio contra o escorbuto, muitas pessoas sofrem com essa doença pela baixa ingestão de verduras e frutas, ou seja, pela mal alimentação diária.

Os principais sintomas são:

  • Hemorragias
  • Inchaços na língua
  • Cansaço
  • Queda de cabelo
  • Dores nas articulações
A principal forma de prevenção é através da ingestão de alimentos ricos em vitamina C. Alguns alimentos a serem ingeridos são:
  • Batata
  • Repolho
  • Salsa
  • Acerola
  • Goiaba
  • Couve flor
  • Melancia
  • Pimentão
  • Banana
  • Limão
  • Laranja
  • Morango
A principal forma de tratamento consiste na ingestão de alimentos ricos em vitaminas e na prática de atividades físicas. Para a realização das atividades é necessário o acompanhamento de um instrutor.
Em caso de crianças e recém nascidos a ingestão de alimentos ricos em vitamina C deve ser diária.

Fonte de referência: Enciclopédia da saúde, Escorbuto.