terça-feira, 29 de maio de 2012

Alimentação para o combate a doenças

Se você está resfriado ou apresenta alguma doença infecto-contagiosa, deve lembrar-se que há vários alimentos que podem ajudá-lo no combate a certas doenças. Há pesquisa extensiva na área de nutrição com o intuito de determinar quais alimentos são melhores para certas condições de saúde e tais esforços têm ajudado e muito a população.

Alimentos auxiliando o sistema imunológico

Vários alimentos podem ser consumidos com o intuito de auxiliar o sistema imunológico no combate às doenças. Na verdade, todo alimento rico em fibras, vitaminas e minerais podem, de uma forma ou de outra, ajudar nosso organismo no desempenho de suas funções e no combate a infecções. Tanto alimentos de origem vegetal quanto de origem animal podem ser consumidos com esse intuito.

Alimentos para combater gripes e resfriados

Um exemplo de situação em que alimentos podem ajudar e muito na recuperação de um doente é nos casos de gripes e resfriados. Alimentos ricos em vitamina C podem ajudar a contra-atacar tais enfermidades e muitos alimentos de origem vegetal apresentam boa concentração de vitamina C, alimentos como as frutas cítricas (laranja, limão, tangerina, acerola, etc.), mamão, melancia, melão e outros.

Os alimentos e os radicais livres

Radicais livres são substâncias formadas naturalmente nas reações de oxidação existentes em nosso corpo, como a respiração celular. Tais radicais podem então desestabilizar certas moléculas provocando assim alterações, como o envelhecimento celular, destruindo assim as células de forma gradual.

Por sorte, alimentos com substâncias antioxidantes podem ajudar-nos a combater os radicais livres, neutralizando-os. As vitaminas A e C são dois exemplos de substâncias antioxidantes. Como já citamos alguns alimentos ricos em vitamina C, falemos agora daqueles ricos em vitamina A, como a alfafa, caju vermelho, espinafre, pêssego, sardinha, leite e derivados.

Estes são somente alguns exemplos de alimentos que, além de deliciosos, são muito saudáveis e podem ajudar no combate a doenças. Garanta que sua dieta apresenta uma boa quantidade deles a fim de tornar o seu dia-a-dia ainda mais saudável e com menores chances de adoecer.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Dicas para ter mais saúde

Se você tomar um pouco de seu tempo quando for às compras, poderá ler os rótulos de cada um dos alimentos que pretende comprar para entender melhor suas informações nutricionais e, assim, determinar se realmente vale a pena ou não levá-los. A análise das informações nutricionais depende não somente de você estar interessado ou não perder peso ou ganhar massa muscular, mas também é um cuidado quanto à sua saúde e de outras pessoas que comerão aquele alimento - pessoas que, por exemplo, podem ser diabéticas ou hipertensas.

Acabar com o sedentarismo e buscar uma alimentação saudável e balanceada não é somente uma questão de boa estética, é muito mais que isso, trata de dar ao valor ao único bem que você jamais poderá comprar: sua saúde. Algumas pessoas não dão a devida importância a isso hoje - geralmente são aqueles que amanhã gastarão muito dinheiro tentando conseguir sua saúde de volta.

Se você quer ter uma vida saudável de verdade, comece sua manhã com uma boa sessão de exercícios físicos e, em seguida, um café da manhã reforçado, contendo todos os nutrientes necessários para começar o seu dia bem.

Faça um favor ao seu organismo e evite refrigerantes e doces. Você pode até não acreditar, mas refrigerantes, juntamente com hambúrgueres e outros alimentos do tipo fast food podem não somente fazer você engordar mas também prejudicar seu metabolismo e seu sistema cardiovascular. Tais tipos de alimentos e bebidas são responsáveis pelos problemas de saúde de mais da metade da população americana!

Quem quer ganhar massa muscular e definir o seu corpo precisa cuidar bem de sua nutrição, estar sempre atento ao que está comendo. Busque comer alimentos magros, como carnes sem gordura, frutas e verduras e você terá um desempenho muito melhor, além de evitar problemas de saúde como a obesidade.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Plano de dieta para jovens

Todos nós desejaríamos ter conseguido uma nutrição adequada quando éramos mais jovens. Mas muitas vezes não nos foi dada a devida orientação sobre como adquirir bons hábitos alimentares. Mas isso não tem de se repetir com os jovens que amamos. Podemos ensinar cedo nossos filhos a praticar hábitos saudáveis para que eles possam crescer com um bom desenvolvimento.

Uma coisa que você vai dizer aos seus filhos é que eles devem estar comendo mais vezes (perceba que não se trata de comer muito e sim de comer com maior frequência, isto é, várias refeições espalhadas ao longo do dia!). Uma vez que seus corpos ainda estão crescendo vão querer sempre estar alimentados. Esta é uma boa maneira de se certificar de que seu filho não está abaixo do peso. Apenas o faça entender que não deve comer demais, porque esta é uma maneira fácil da criança se tornar obesa. Ensinar-lhes o equilíbrio é muito importante.

Ensine seus filhos a combinação certa de alimentos. Você deve informá-los o que significam os carboidratos e as proteínas. Deixe seus filhos saberem o básico sobre os alimentos e como eles poderão usá-los em favor da saúde. Quando você ensiná-los quais os alimentos que não são bons para eles, eles vão começar a praticar hábitos alimentares mais saudáveis.

O mesmo pode ser dito quando você ensiná-los quais são os alimentos saudáveis. Depois de dizer-lhes quais alimentos são mais saudáveis, eles vão saber qual o tamanho das porções que devem comer todos os dias e vão poder tomar decisões certas desde cedo sobre o que comem.

Tenha certeza de que seus filhos estejam fazendo exercício regularmente. Pense em inscrevê-los em algum tipo de atividade esportiva para que eles possam fazer exercício físico com frequência. Praticar exercícios desde cedo é uma boa maneira de maximizar seus níveis metabólicos. Quando uma criança regularmente se exercita também maximiza o seu potencial de altura também. Faça tudo que puder para fazer o seu filho se desenvolver plenamente.

Tenha certeza de que você está oferecendo dietas saudáveis para seu filho. Eles tendem a imitar as coisas que você faz por isso p importante você entender que tem que dar um bom exemplo para eles. A última coisa que queremos é que o nosso filho nos veja comendo alimentos insalubres, enquanto eles têm de ter uma alimentação saudável. Este não é o caminho a percorrer porque eles não vão te levar a sério e, provavelmente, seguirão uma dieta inadequada.

Fale com seus filhos sobre os suplementos e verifique se eles estão recebendo a quantidade suficiente de vitaminas todos os dias. Entender os elementos que devem ser ingeridos para desenvolver o corpo com, pode ajudá-los a manter uma dieta saudável.

Quando você começa a educar seus filhos desde cedo é mais fácil levá-los a praticar uma alimentação saudável e ter bons hábitos alimentares. Certifique-se de que você educou o seu filho bem, mas os deixe comer o que gostam de vez em quando. Não há nada de errado com indulgência, mas eles têm que entender que tudo deve ser feito com moderação. Divirta-se sempre com os seus filhos, e lembre-se que as coisas não devem ser levadas muito a sério.