quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Alimentos construtores


Alimentação saborosa não é sinônimo de dieta sadia. Para abraçar uma alimentação saudável, necessita-se de um grande controle sobre a natureza e quantidade dos produtos alimentícios, explica Adriana Ávila, profissional de nutrição. A alimentação adequada combinada com o trabalho físico é a receita perfeita para uma existência sadia e um organismo escultural. Para dialogar a respeito de alimentação, devemos debater a respeito de nutrientes.

Nenhuma comida conterá todos os nutrientes substanciais para a manutenção e um produto alimentício tem capacidade de ceder ao corpo componentes nutritivos em acúmulo, que têm capacidade de determinar diversas doenças. Os componentes nutritivos fundamentais ao organismo são classificados em cinco grupos: proteínas, hidratos de carbono, lipídeos, vitaminas e sais minerais. Quanto a encargo que desempenham no corpo, os componentes nutritivos têm capacidade de classificar-se em: nutrientes plásticos, energéticos e protetores. Do ponto de vista bioquímico e fisiológico, todos os componentes nutritivos são indispensáveis ou fundamentais, pois são imprescindíveis para a condição metabólica celular. O ideal é que os produtos comestíveis e, portanto, os componentes nutritivos e valor calórico sejam ingeridos na quantidade adequada para que não transcorra prejuízo para a saúde. Para tal, utiliza-se a pirâmide alimentar.

A pirâmide alimentar é um instrumento, sob a condição gráfica, que apresenta como propósito aconselhar as pessoas para uma alimentação mais proveitosa. A pirâmide alimentar foi elaborada para servir similar a um guia de orientação das carências alimentares que nosso organismo traz diariamente para sua sustentação. Os produtos comestíveis nela alocados estão dispostos em três volumosas classes: construtores, energéticos e reguladores. A pirâmide alimentar assiste em elaborar o menu diário de um ser humano adulto. Na recente pirâmide decorreu desmembramento de mais um setor dos construtores.

Alimentos construtores - A principal função é entrar em atividade na construção de novos tecidos (além de comporem enzimas, anticorpos e hormônios). Localizam-se, na pirâmide, acima das frutas e hortaliças. São afluentes em proteína, ferro e cálcio, responsáveis pela sustentação e pela construção do organismo. Alguns exemplos de alimentos construtores: carnes, feijões, nozes, amendoim, leite e derivados. Aqueles que são excelentes em proteínas e cálcio, igualmente contam com gorduras e colesterol, além de ferro e zinco.

Os produtos alimentícios construtores são aqueles responsáveis pela construção e síntese do corpo, ou seja, os que promovem o desenvolvimento. Produtos alimentícios construtores são responsáveis pela construção e renovação de tecidos corporais. Alimentos construtores são requeridos pelo corpo em menor proporção, contudo não em menor importância. Eles estão localizados na terceira nível da pirâmide, e representam as proteínas, porém divididas em três partes, pois todo o conjunto corresponde a uma posição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário