domingo, 9 de maio de 2010

Cálculo Renal

O cálculo renal também é muito conhecido pelas pessoas como, pedra nos rins e calculo urinário. O cálculo renal é uma substância formada por sais minerais que se encontram com outras substâncias formando assim uma pedra, cálculo.

Devido a sais minerais no organismo o calculo é formado nos rins e na bexiga do ser humano e de alguns mamíferos. Mas não é somente sais minerais que o formam, existe outras substancias que também causam cálculos, como: cálcio, acido úrico, etc.

O cálculo é formado de o tamanho de uma diversos tamanhos, uns podem ser microscópicos e outros podem atingir maçã.

Existem casos de cálculos renais não tão sérios que podem ser resolvidos (retirados) naturalmente pela urina, esses tipos de cálculos são microscópicos e é muito mais fácil retira-los pela urina, porém nos casos de cálculos mais sérios, a pessoa deve ir imediatamente ao médico, pois cálculos renais causam muita dor nos rins do paciente, e se o calculo sir dos rins e ir os tubos urinários a pessoa pode sentir dor na hora de urinar, alem de dores de cabeça e enjôos em algumas pessoas.

Causas

Atualmente, cientistas e médicos descobriram que uma das principais causas do calculo é a falta de água. Pessoas que ingerem muito leite, queijo, iogurte e etc.. e não bebem água numa medida considerável todos os dias são muito propícias a ter cálculos renais.

Os cálculos não são causados somente pela falta de água ou por grande conteúdo de produtos lácteos no organismo, infecções, herança genética, mau funcionamento do sistema urinário também são grandes causas dos cálculos, entre outras doenças.

Diagnóstico

Pessoas que percebem sangue na urina ou sentem dores na área dos rins é preciso ir ao médico para fazer alguns exames, como o de sangue e de urina.

Tratamento

Em alguns casos quando o paciente sente muita dor é recomendável o uso de medicamentos para aliviar o mal estar causado pelos cálculos. Como disse anteriormente os cálculos microscópicos são eliminados naturalmente, já os grandes é preciso intervenção médica para retirá-los, existem outros tipos de tratamento para retirar os cálculos como, o uso de ondas de choque para “destruir” o cálculo em pequenos pedaços microscópicos e retirá-lo naturalmente.

Como evitar

Uma boa maneira de evitar os cálculos é beber bastante água, no mínimo dois litros de água por dia, e ir ao médico periodicamente para fazer exames, como os de urina e sangue.

Curiosidades

Quando a pessoa urinar e notar que a urina contem sangue é preciso procurar um médico, pois o sangue pode ser de cortes causados por cálculos. Cerca de 70% das pessoas que tem cálculos renais eliminam o calculo naturalmente e 30% necessitarão fazer um tratamento.

Fonte de Referência: Enciclopédia da Saúde.com, Cálculo renal

Apnéia

A apnéia do sono é quando a respiração da pessoa para durante a noite, a apnéia faz com que o ar não chegue até os pulmões por alguns segundos durante a noite e depois a respiração volta a funcionar corretamente. Essas paradas na respiração podem aocntecer muitas vezes durante o sono (madrugada), mas nem sempre é capaz de acordar o ser humano, mas pode fazer a pessoa sair de um sono profundo para um sono mais leve. O resultado disso tudo é uma sensação de noite “mal dormida”, cansaço e muito sono durante o dia a dia.

Depende, pessoas que tem apnéia costumam roncar bastante, mas nem sempre roncar é ter apnéia. O ronco não é causado somente pela apnéia.

Tipos de apnéia

  • Apnéia obstrutiva: esse tipo de apnéia é a mais comum entre as pessoas é quando ocorre obstrução nas veias aéreas (quando as veias aéreas ficam impedidas de funcionar), impedindo a chegada do ar aos pulmões. Ex: (uma pessoa dorme, mas durante o sono o ar que a pessoa respira não é suficiente para chegar aos pulmões e acaba roncando);
  • Apnéia central: a pessoa que é portadora de apnéia central geralmente tem problemas no sistema nervoso, pois o cérebro não comanda os estímulos para a caixa torácica e a pessoa acaba não fazendo o esforço respiratório;
  • Apnéia mista: neste tipo também não ocorre o esforço respiratório, porem, quando o esforço é feito a apnéia continua por causa de problemas na via aérea.

Causas

A apnéia do sono ocorre, pois o ar que a pessoa respira não é suficiente para chegar aos pulmões, Isso acontece porque na apnéia do sono a garganta se tapa por alguns segundos impedindo a entrada do ar e causando queda no nível de oxigênio do corpo, vamos ver algumas causas da apnéia:
  • Os músculos da língua se relaxam alem do normal;
  • Obesidade, quando a pessoa ultrapassa o peso ideal pode haver um excesso de pele na garganta dificultando a entrada de ar;
  • Amídalas com tamanhos acima do normal.

Tratamento

O tratamento da apnéia é feito para recuperar aquelas boas noites de sono J, e acabar com o sono e ronco. O tratamento também pode impedir que outras doenças causadas pela apnéia entrem em ação como: pressão alta, derrame, ataque cardíaco e etc.. Dependendo do tipo de apnéia pode ser feita operação

Dicas

  • É preciso emagrecer caso esteja com peso acima do normal;
  • Evite bebidas alcoólicas e remédios para dormir.

Curiosidades

A pausa na respiração pode ir de 5 a 15 segundos e até um pouco mais, e essas paradas podem acontecer de 15 a 30 vezes por hora. O tipo mais comum da apnéia é a obstrutiva, de qualquer jeito, se tiver problemas para dormir procure um médico.

Fonte de Referência: Enciclopédia da Saúde.com, Apnéia

domingo, 2 de maio de 2010

Tricomoníase

CONHECENDO

A tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível, as chamadas (DST), essa doença é comum e afeta homens e mulheres, apesar de ser mais comum em mulheres. A doença pode ser tratada e não ocorrem outros problemas de saúde mais graves.

A doença é causada por um protozoário chamado trichomonas vaginallis, que se abriga
No pênis e na vagina.


SINTOMAS

Em boa parte dos casos os homens não apresentam muitos sintomas, mas alguns sintomas bem comuns na tricomoniase são, irritação, corrimento, queimação ao urinar e ejacular.

Já nas mulheres os sintomas podem causar um certo desconforto no ato sexual, coceiras na área genital, corrimento vaginal e até mesmo dor no abdômen. A inflamação causada pela doença pode aumentar as chances da pessoa ser infectada pelo vírus da AIDS e caso uma mulher tiver a infecção e estiver grávida o bebê pode nascer prematuro ou com pouco peso.

TRANSMISSÃO

O vírus é transmitido pelo contato sexual, pênis com a vagina, mas as mulheres podem contrair a doença tanto de homens como de mulheres, porem na maioria dos casos os homens contraem a doença de mulheres infectadas pela doença


TRATAMENTO

A doença costuma ser curada por remédios prescritos por médicos, e durante o tratamento é preciso que não haja sexo com pessoas não infectadas, pois mesmo a pessoa estando infectada e não possuindo sintomas pode transmitir o vírus.