sexta-feira, 30 de abril de 2010

AIDS

Conhecendo

O significado de AIDS é síndrome da imunodeficiência adquirida, a AIDS é conhecida como HIV, um vírus que atinge e destrói as células de defesa do corpo humano. Com o vírus da AIDS o sistema imunológico da pessoa se enfraquece e a pessoa fica desprotegida contra doenças.

O vírus HIV é um vírus que a pessoa pode até passar anos com a doença, mas sem apresentar qualquer sintoma suspeito, ou seja, não ter AIDS, mas quando a doença se desenvolve o vírus do HIV destrói os glóbulos do organismo da pessoa portadora de AIDS.

As pessoa infectadas pela AIDS, possuem a infecção no leite materno, no sangue, esperma e secreção vaginal, então, se qualquer uma dessas substância entrarem em contato com o sangue pode haver transmissão.

Sintomas

Os principais sintomas da AIDS são:erupções na pele, perda de peso, diarréia e febre. Quando o corpo fica mais ainda desprotegido por causa da infecção diversas doenças podem aparecer no paciente complicando ainda mais o estado da pessoa, algumas dessas doenças são: problemas neurológicos, pneumonia, câncer e até problemas de coordenação motora, entre outras.

Prevenção

Para poder se prevenir corretamente contra a doença é preciso evitar contato direto com as substâncias infectadas pelo vírus, ou seja, não ter relação sexual sem preservativo, outra medida importante de prevenção é utilizar instrumentos hospitalares descartáveis, sempre esterelizar seringas e agulhas

Tratamento

Hoje em dia, ainda não existe cura para AIDS e o único método que é usado são medicamentos usados para controlar o virus na pessoa. Existem diversos tipos de medicamentos usados para o controle do vírus no paciente e melhorando sua vida e bem estar.
Alguns desses medicamentos pode causar efeitos colaterais, principalmente nos rins, fígado.

Curiosidades

O vírus da AIDS pode ser transmitido de mãe para filho durante a gestação, ou até mesmo na amamentação. Para que o vírus HIV não passe de uma pessoa para outra é feito um grande sistema de teste para descobrir se a pessoa possui a doença. Na duvida, procure um medico.

Gonorréia

Conhecendo

A gonorréia é uma doença sexualmente transmissível, as chamadas (DSTs) essa doença é conhecida também como esquentamento e afeta a área genital da pessoa, mas não é somente na área genital, a gonorréia pode atingir outras áreas do corpo.
A gonorréia é uma bactéria bastante contagiosa e ela pode entrar no corpo humano por diversas aberturas, exemplos, Boca, reto, vagina e é na maioria dos casos transmitida através da relação sexual. A gonorréia pode afetar tanto homens como também mulheres, no homem tipicamente os sinais da infecção aparecem no órgão sexual (Pênis, uretra), já nas mulheres a bactéria infecta o útero, e em casos de sexo oral ou anal a bactéria pode afetar a garganta ou o reto.

Sintomas

Os sintomas da gonorréia são muitos, porém a pessoa pode ter a doença e não apresentar sintomas, mas vamos os principais sintomas dessa infecção:
► Sensação de dor e queimação ao urinar;
► Anus e reto inflamados, geralmente depois da relação sexual anal;
► Corrimento vaginal com odor desagradável e de cor amarela;
► Inflamação da garganta, geralmente após relação sexual oral;
► Dor no escroto ou testículos.


Tratamento

O tratamento da doença é feito por antibióticos, que são aplicados por injeções ou por via oral mesmo, e se ocorrer algum dos sintomas listados a cima é preciso procurar um médico
Prevenção
É muito importante que a pessoa se previna usando preservativo na relação sexual e não use objetos contaminados de outras pessoas. Além disso, é importante também sempre procurar um médico caso tenha qualquer relação sexual sem o uso do preservativo, para que ele verifique se a pessoa possui alguma DST (Doença sexualmente transmissível).


Curiosidades

Se uma mulher estiver infectada pela doença e engravidar, o bebe pode ser infectado pelo vírus no nascimento ao passar pelo canal vaginal, geralmente a infecção nesse caso ocorre nos olhos. O tratamento da gonorréia nos homens e nas mulheres pode variar, geralmente no caso dos homens se somente o órgão sexual for afetado pelo vírus a gonorréia pode desaparecer em 3 dias de tratamento. Nas mulheres a mesma coisa, se somente o colo do útero for infeccionado a gonorréia pode desaparecer em 3 dias de tratamento.
É valido relembrar que o tratamento também pode ser feito por antibióticos, e esses antibióticos devem ser tomados durante todo o tempo prescrito pelo médico do paciente, mesmo havendo um desaparecimento parcial ou total dos sintomas.
Caso a pessoa não procure um tratamento à gonorréia pode se espalhar pelo corpo, podendo chegar até a corrente sanguínea, e caso isso ocorra o paciente pode sofrer de algumas doenças como, artrite, meningite e até mesmo a morte.

Herpes Genital

Conhecendo

A herpes genital é uma doença sexualmente transmissível, as chamadas (DST), e é causada por um vírus chamado, herpes simplex. Boa parte das pessoas não tem sintomas da doença, mas quando os sintomas aparecem, ocorrem feridas (verrugas) na área genital e reto.

Geralmente essas feridas demoram algumas semanas para sarar ( duas, três ou até quatro semanas).


Sintomas

Infelizmente, boa parte das pessoas que possuem a infecção não sabem que estão infectadas, alem do aparecimento de feridas na área genital o vírus pode causar sintomas parecidos com o da gripe, algumas pessoas podem não sentir os sintomas ou confundi-los facilmente.


Transmissão

A transmissão da doença é feita pelas feridas que o vírus causa, e também pode ser transmitida por erupções na pele que aparentemente não parecem infectadas.

A transmissão do vírus também ocorre devido a relações sexuais com pessoas infectadas, alem disso, o vírus também pode causar infecções nos lábios e na boca.


Prevenção

Uma boa maneira de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis é usar preservativo, no caso de herpes genital se o preservativo não cobrir a área infectada pelo vírus, a pessoa não pode ter relações sexuais com pessoas não infectadas. Uma pessoa infectada jamais pode ter relação sexual com parceiro (a) não infectado, é importante lembrar que mesmo a pessoa não apresentando sintomas da doença pode transmitir o vírus.


Tratamento

Infelizmente, ainda não existe um tratamento que elimine a herpes pra sempre, mas existem medicamentos que ajudam a prevenir as feridas. O tratamento da herpes também pode impedir a transmissão da doença para o parceiro (a) sexual.


Curiosidades

A herpes genital costuma causar feridas muito dolorosas nas pessoas, é muito importante que mulheres grávidas se previnam da doença, pois pode infectar o bebe.

Infelizmente, pessoas que possuem herpes tem grandes chances de serem infectadas pelo vírus HIV, e pessoas com herpes e AIDS tem mais chances de transmitir a AIDS.

Condiloma Acuminado

Conhecendo

A doença condiloma acuminado é conhecida também pelas pessoas como verruga genital ou crista de galo, independente de como ela é conhecida a doença é causada por um vírus, o HPV, (Human papilluna viruses) existem muitos tipos de doenças causas por esse vírus, o condiloma é uma delas.


Este vírus afeta homens e mulheres, na maioria dos casos da infecção nos homens a infecção aparece no prepúcio, glande e uretra, já nas mulheres a vagina e o colo do útero costumam ser os locais mais afetados pelo vírus.

O condiloma acuminado é uma doença que causa feridas (verrugas) na área genital de homens e mulheres.


Sintomas

Este vírus ataca a área genital de homens e de mulheres, as verrugas podem aparecer com diversos tamanhos e costumam aparecer no pênis e na vagina. É importante lembrar que verrugas ao redor do anus e na vulva também são sintomas do vírus, mesmo que a pessoa não pratique relação anal.


Transmissão

Essa infecção do HPV é comum, o vírus é transmitido geralmente pelo contato com a pele infectada de uma pessoa, alem disso a infecção pode ser transmitida através do sexo oral ou simplesmente pelo uso de objetos de outras pessoas como, vasos sanitários, roupas intimas e até mesmo toalhas.

Prevenção

A prevenção é difícil, como citamos a cima como ela é transmitida é preciso ter muito cuidado, mas médicos e pesquisadores descobriram que usar camisinha durante relações sexuais reduz de 70 a 90% das transmissões do vírus.

Tratamento

O tratamento é feito de varias formas, até mesmo procedimento cirúrgico, mas o objetivo de qualquer procedimento de tratamento é retirar ou curar a pele infectada pelo vírus na pessoa.


Curiosidades

Em grande parte dos casos da doença,o homem não costuma apresentar o vírus, mas pode transmiti-lo. As mulheres devem procurar um médico para fazer exames de prevenção, o papanicolau deve ser feito regularmente.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

O Mal de Alzheimer

Boa tarde queridos leitores! Hoje na Enciclopédia da Saúde vamos falar sobre o mal de Alzheimer e vamos conhecer essa doença melhor.

Conhecendo o mal de Alzheimer

O mal de Alzheimer é uma doença que ataca o cérebro, dificultando o pensamento, raciocínio e memória da pessoa. Essa doença afeta pessoas acima de 60 anos.

O Alzheimer afeta também a comunicação e entendimento das pessoas e atinge a parte do cérebro que é responsável pelo raciocínio e memória. Essa doença não tem cura e muitas pessoas assemelham os sintomas como processos normais do envelhecimento da pessoa.

Causas

A doença de Alzheimer não tem causa específica, mas cientistas e médicos acreditam que uma elevação no nível de açúcar e colesterol de uma pessoa contribui bastante para o Alzheimer.

Estágios da doença

O Alzheimer possui alguns estágios e passar de um estagio para o outro pode levar alguns anos.
  • Estágio inicial;
  • Estágio intermediário;
  • Estágio avançado.
Tratamento

O tratamento é para ajudar a pessoa a ter mais conforto e saber lidar com sua doença.

O portador de Alzheimer precisa sempre ir ao médico, para o médico avaliar seu estado e saber como o paciente esta, o médico também ajuda a pessoa a se organizar e conseguir conviver com a doença.

Dicas e curiosidades

Os parentes dos portadores de Alzheimer precisam cuidar e ajudá-los, é preciso organizar a vida da pessoa e tomar alguns cuidados como, não deixar a pessoa dirigir e usar transportes públicos sozinha, organizar as tarefas, controlar os remédios, não discutir com a pessoa, essas são algumas maneiras de como ajudar e conviver com uma pessoa portadora de Alzheimer.

Referência: Enciclopédia da Saúde.com, Alzheimer

Amnésia

Hoje vamos falar sobre a amnésia aqui na Enciclopédia da Saúde, vamos conhecê-la melhor e saber como nos prevenir, tratamento, etc.


Conhecendo a amnésia

A amnésia é uma falta de memória, que acontece em uma parte da memória ou pode afetar totalmente a memória. Mas na maioria dos casos a amnésia costuma ser passageira e acontece por causa de vários motivos.


Causas

A amnésia acontece por causa de infecções e doenças no tecido cerebral, como o derrame e a encefalite, traumas psicológicos e pancadas físicas também causam amnésia. O que também causa amnésia que poucas pessoas sabem são o uso de drogas e o alcoolismo.


Tipos de amnésia

A amnésia tem suas formas e níveis e vou explicar como essa doença pode ser classificada em tópicos:

  • Amnésia anterógrada: este tipo de amnésia ocorre devido a traumas cerebrais, nesse tipo a pessoa consegue lembrar de experiências antes do trauma mas não consegue se lembrar de eventos recentes (Ex: a pessoa que bate com a cabeça, consegue se lembrar de momentos antes da batida, mas não consegue se lembrar da batida);
  • Amnésia retrógrada: esse tipo de amnésia é basicamente o inverso da amnésia anterógrada, a pessoa consegue se lembrar de momentos após o trauma, mas não consegue se recordar de eventos comuns antes do trauma.
Existem alguns tipos de amnésia que ocorrem devido a traumas psicológicos, alcoolismo e existe até um tipo de amnésia que atinge principalmente os idosos, então vamos conhecê-las.

  • Amnésia global transitória: esse tipo de amnésia costuma afetar bastante os idosos, ela é causada por um bloqueio temporário de uma artéria que impede o sangue de chegar ao cérebro. Isso ocorre devido a esforços físicos, etc.
  • Amnésia psicogênica: este tipo de amnésia afeta as pessoas que sofreram traumas psicológicos e é sempre passageira. Mas infelizmente em alguns casos a pessoa pode perder um pedaço de sua memória.
  • Amnésia alcoólica: neste tipo de amnésia, a pessoa alcoolizada pode conversar e etc.. Mas quando o efeito da bebida pessoa nãoconsegue recordar momentos quando estava alcoolizada. Isso costuma acontecer com pessoas que bebem bebidas alcoólicas rapidamente.

Prevenção

Para prevenir a amnésia é preciso sempre evitar traumas físicos (pancadas na cabeça), não usar drogas, evitar bebidas alcoólicas e ir ao médico imediatamente caso tenha problemas cerebrais.

Bom, a amnésia é uma doença de fácil prevenção, mas as pessoas que já tiveram derrame, aneurisma e problemas cerebrais precisam ir ao médico o quanto antes.

Fonte de referência: Amnésia

sábado, 24 de abril de 2010

Apendicite

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre a apendicite aqui na Enciclopédia da Saúde. Essa doença é perigosa e pode levar à morte, então hoje vamos conhecê-la melhor e saber como nos prevenir, tratamento, etc.

Conhecendo a apendicite

Primeiramente vamos entender o que é apêndice. O apêndice é um tubo vermiforme que se localiza na parte direita do abdômen e se encontra com o intestino grosso, mas na verdade o apêndice não tem nenhuma função importante no nosso corpo, o que causa a apendicite é uma inflamação que é causada por fezes ( geralmente pedaços grandes de fezes).


Na maioria dos tratamentos o paciente se recupera bem, mas em alguns casos ocorrem complicações como a peritonite (inflamação abdominal)

Sintomas

A apendicite causa muita dor no abdômen, na cabeça e vômitos, logo depois a dor se concentra na parte de baixo do abdômen e a pessoa acaba tendo febre baixa e falta de apetite.

Diagnóstico

O diagnóstico é sempre feito pelo médico com os sintomas do paciente e alguns exames como: Raios-X, ecografia e exame de urina.


Tratamento

O tratamento de apendicite aguda é sempre feita por cirurgia, a operação é feita no abdômen para retirar o órgão infeccionado (apêndice) e quando há abscesso é feito também a drenagem. Todo o procedimento é feito com anestesia geral e a permanência no hospital dura de dois á quatro dias.


Curiosidades

Em alguns casos de apendicite a doença pode ser tratada somente co medicamentos, mas na maioria dos casos de apendicite aguda o tratamento é sempre cirúrgico. Alguns casos ocorrem somente à infecção do apêndice, e em outros casos o apêndice pode “estourar” e ocorrer peritonite uma inflamação bem mais séria que ocorre devido a complicações na apendicite.

Fonte: Enciclopédia da Saúde.com, Apendicite

Bruxismo

Olá leitores! Hoje aqui na Enciclopédia da Saúde vamos falar sobre o bruxismo, vamos conhecer melhor essa doença e saber como nos prevenir, tratar, etc..

Bruxismo é um distúrbio que nos leva a ranger e forçar os dentes. Parece comum, mas o problema é que esse hábito causa muita dor de cabeça, problemas na articulação mandibular e desgasta os dentes das pessoas.

O bruxismo é um problema que cresce bastante, muita gente acha esse hábito normal, mas o bruxismo na maioria dos casos a pessoa só percebe quando está bem avançado.


Causas

Uma das principais causas do bruxismo é a tensão do dia a dia, o stress, mas não é somente o stress que provoca esta doença, o mau fechamento e alinhamento da boca também são causas do bruxismo. Na maioria dos casos a pessoa só percebe que esta com bruxismo quando a pessoa sente a própria tensão ou alguém ouve o ranger dos dentes durante o sono.

Tratamento

O tratamento é feito por varias formas, dentistas costumam fazer uma “checagem” nos dentes da pessoa para tirar aquelas imperfeições que causam o mau fechamento da boca. Mas não é só isso, o problema também é relacionado ao psicológico da pessoa e é muito importante que o paciente tente amenizar a tensão psicológica do dia a dia. Mas como?


Um ato importante para tentar amenizar o bruxismo é tentar acabar com a tensão no dia a dia, então valem algumas dicas:
  • Praticar algum esporte;
  • Procurar relaxar;
  • Descansar para amenizar o stress.
Agora, os pacientes que possuem problemas psiquiátricos precisam ir ao médico para ser medicados se necessário. Existem outros tipos de tratamento como:

Fechamento perfeito da boca: a boca do paciente precisa ser fechada corretamente, e não pode ocorrer atrito dos dentes de cima com os debaixo. Se o paciente tiver problemas com o fechamento correto da boca é preciso tratamento para alinhá-los, pois o atrito causa aumento da tensão muscular.


Existe também outro tipo de tratamento, que é feito encaixando placas de acrílicos nos dentes da pessoa que tem bruxismo durante o sono, e essas placas são colocadas na arcada dentária espalhando a força muscular nos dentes para não ocorrer o atrito dos dentes por causa do mau posicionamento, então é sempre bom procurar um bom dentista.

Fonte de referência: Enciclopédia da Saúde.com, Bruxismo

sábado, 17 de abril de 2010

Dicas de como evitar o stress

O stress tanto pode nos fazer bem como pode nos fazer mal, isso depende do nível de stress da pessoa. Deve-se atentar ao fato de que uma pessoa muito estressada pode vir a ter doenças causadas pelo stress bem como ser mais suscetível a várias outras.

Até um certo ponto o stress pode te fazer bem, aquele stress que não é excessivo, que te ajuda a raciocinar melhor e reagir aos problemas do dia-a-dia.

O stress que é considerado excessivo e faz mal a saúde é um nível bem elevado de stress que na sua vida pode te dar muitos problemas de saúde como: AVC, problemas sexuais, problemas musculares, dificuldades respiratórias, cansaço do corpo e da mente e outros problemas.

Sendo assim, é importante que você saiba como controlar ou evitar o stress em seu cotidiano.

Aqui estão algumas dicas de como evitar o stress:

  • Tenha uma vida saudável: dormir no mínimo 8 horas por dia, se alimentar bem, faça uma atividade física, vá passear com a família, relaxe os músculos;
  • Relacione-se bem: converse mais com as pessoas, com sua família, amigos, filhos, vá ao cinema, procure se divertir mais;
  • Faça algo que goste: tenha algo que goste muito de fazer, seja por diversão ou somente passa tempo, mas que te agrade de verdade;
  • Mantenha-se calmo: não fique nervoso á toa, respeite as pessoas que não são como você, tente entender seu colega de trabalho ou amigo, sempre há uma solução para os problemas e tente resolver os problemas no tempo certo e sem muito stress.
E agora que você já sabe como evitar o stress, não perca a oportunidade de "limpá-lo" de sua vida!