domingo, 10 de novembro de 2013

Alimentos light podem ajudar a perder peso?

Todo alimento que passou por uma perda de pelo menos 25% de algum de seus componentes nutritivos pode ser conceituado como sendo um produto light. E é engraçado como as pessoas associaram alimentos light a perda de peso, já que não se trata de exatamente redução de gordura, açúcar ou calorias, não é mesmo? Essa perda não demanda especificamente tratar-se de redução calórica, então tem a possibilidade de ocorrer naquele produto alimentício uma diminuição na quantidade de gordura, de açúcar, de proteína, de sal ou qualquer outro nutriente.

Então, é melhor desassociar de sua mente a ideia de que todo produto alimentício light é propício para quem deseja perder barriguinha, peso ou só melhorar a silhueta - isso apenas acontecerá acaso haja diminuição do teor energético, açúcares e gorduras, uma vez que reduções de outros nutrientes não serão tão úteis para aquele fim. Claro que há comidas light que auxiliam na perda de peso e são aquelas que, como já mencionamos, proporcionam diminuição de teor calórico.

Preparando um lanche light

Se o que você deseja é perder massa, uma grande informação é quanto aos lanches com redução de calorias e incorporá-los ao seu novo hábito alimentar. Alguns acham que os "lanchinhos" não engordam, mas os lanches afetam significativamente o desempenho de nossa dieta e, sendo assim, não devem ser negligenciados.

Um exemplo de lanche muito leve que você consegue consumir sem perigo qualquer são os sanduíches naturais, feitos com pão integral e uma adequada salada de alface, cenoura e tomate - e um patê de frango ou outro recheio que seja do seu interesse. Não elimine completamente os lanches, pois apenas estará acrescentando mais alimento às outras refeições, então opte por fazer lanches leves. Os melhores momentos para realizar-se um lanche são entre o café da manhã e o refeição do meio-dia e entre o refeição do meio-dia e o café da noite.

Entretanto, acaso uma pessoa apresente restrições alimentares (diabéticos e hipertensos, por exemplo), não são os produtos light os mais indicados, e sim os alimentos diet, pois nestes há completa isenção de algum nutriente - e naquela circunstância, o seu médico deveria recomendar-lhe comidas diet isentas de um dado nutriente.
Alimentos light
Infelizmente, alimentos light geralmente possuem preços mais altos, o que impossibilita várias vezes a ingestão desses produtos comestíveis por uma considerável parte da população. Pessoas que aderiram ao consumo de alimentos light frequentemente estão mais preocupadas com seu bem-estar e/ou estética e notam consequências positivas no decorrer de suas vidas.

Vale lembrar que não é por que um produto alimentício é considerado light que exagerar no seu consumo não nos fará mal! Lembre-se que tudo que é consumido de maneira exagerada tem capacidade de acarretar perigos ao seu organismo!