sábado, 8 de junho de 2013

Três dicas para ter uma nutrição melhor

Ter uma nutrição melhor não deveria ser algo muito difícil, mas não é o que parece, quando vemos o número de pessoas que apresentam distúrbios alimentares ou certas doenças crônicas não-transmissíveis. A melhor forma de conseguir isso é tentando por meio de pequenos passos, em vez de tentar grandes saltos, muito mais difíceis de serem cumpridos.

Este artigo discute três pequenos passos que, se colocados em prática, podem ajudá-lo a ter uma nutrição melhor, não só para você, mas para toda a sua família.

Passo #1. Aprenda a cozinhar

Quando você cozinha, pode apresentar certas vantagens, como aspectos econômicos, mas para a sua nutrição a maior vantagem é a possibilidade de preparar seus alimentos com as opções mais saudáveis possíveis. Assim, você pode escolher alimentos frescos para o preparo de seus almoços ou cafés da manhã, por exemplo.

Além disso, ao preparar suas próprias refeições, você estará reduzindo o consumo de alimentos industrializados, que são muito ricos em sais, açúcares e gorduras e, por isso, devem ser evitados ao máximo. Assim, aprender a cozinhar é um importante passo a ser tomado.

Passo #2. Toda refeição deveria ser bem balanceada

Uma refeição bem balanceada é aquela que inclui alimentos de todos os grupos da pirâmide alimentar. Se você não conhece a pirâmide alimentar, basta procurar na Internet, imprimir uma imagem da mesma em uma folha bem grande e colá-la em um lugar bem visível de sua cozinha, assim você poderá lembrar-se sempre da composição da mesma.

Uma boa alimentação é rica em alimentos de origem vegetal, mas sem desprezar aqueles de origem animal. Inclui o consumo de frutas, arroz, feijão, cereais integrais, leite, ovos, peixes e outros. Claro, você não comerá tudo isso em uma única refeição, e sim distribuído entre as diversas refeições que você deve ter ao longo do dia!

Passo #3. Consuma alimentos frescos

A melhor forma de obter seus nutrientes e vitaminas é por meio do consumo de alimentos frescos. A vitamina C, por exemplo, é uma vitamina facilmente oxidável e, uma vez em contato com o ar, ela começa a se deteriorar, o que obriga o seu consumo imediato. Outras vitaminas não são tão deterioráveis quanto esta, mas também apresentam muito mais vantagens para o organismo quando são consumidas imediatamente.

Além disso, o consumo de muitas frutas frescas pode ajudar a reduzir ou mesmo eliminar o vício por alimentos não-saudáveis, como aqueles consumidos em lanchonetes fast-food.

Se você buscar e praticar soluções tão simples quanto estas você deverá perceber melhorias para o seu organismo muito mais rapidamente. O sucesso de sua nutrição não está em promover grandes saltos, mas pequenos e consistentes passos que o guiem em direção ao seu objetivo!