sexta-feira, 6 de abril de 2012

Importância da avaliação nutricional

Quem deseja perder peso e já está sendo acompanhado por um bom nutricionista talvez já tenha passado por alguma avaliação nutricional. A avaliação nutricional trata-se de um método para analisar e diagnosticar a atual condição nutricional de uma pessoa a partir de alguma de suas medidas.

Há várias formas de realizar-se tal avaliação, sendo algumas delas a avaliação das dobras cutâneas, onde se pode empregar um adipômetro; cálculo do IMC,, índice de massa corporal, um índice baseado na altura e peso de uma pessoa que ajuda a determinar qual a condição da pessoa segundo o seu peso; e o cálculo das circunferências, um método por meio do qual o nutricionista busca mensurar a gordura corporal de uma pessoa, analisando-se as circunferências da cintura e do quadril.

Pode-se empregar somente um método ou mesmo uma combinação dos três a fim de analisar e determinar como se encontra o paciente, entretanto tais métodos somente podem estabelecer alguma relação entre medidas métricas, não sendo portanto um bom método para determinar qual a composição nutricional dos alimentos ingeridos pela pessoa e, consequentemente, quais os nutrientes em excesso ou deficiência em seu organismo. Para tal, faz-se necessária a realização de exames laboratoriais mais precisos.

Caso uma pessoa esteja na luta para manter seu corpo em forma, talvez possa por conta própria realizar medições periódicas de seu IMC e assim ir analisando se está melhorando ou não com o tempo, mas, claro, vale lembrar que somente realizar avaliações nutricionais não é suficiente, é necessário que se siga uma boa dieta alimentar e que pratique esportes a fim de atingir o seu objetivo de perder peso.