domingo, 8 de janeiro de 2012

Raquitismo


Em países em desenvolvimento como o Brasil, China e outros, o raquitismo é ainda doença comum entre as crianças. Trata-se de um problema na mineralização da matriz óssea em ossos ainda em crescimento, o que pode levar ao enfraquecimento e deformações nos mesmos, além de comprometer o crescimento do indivíduo. O raquitismo é decorrente principalmente de deficiências da vitamina D, cálcio e fosfato no organismo.

Raquitismo

A ocorrência do raquitismo como proveniente de deficiências na alimentação hoje é bastante rara, uma vez que podemos obter cálcio e fosfato a partir de vários alimentos, como o leite e seus derivados bem como de alimentos vegetais. Entretanto, apesar de raro, não é impossível. No caso do raquitismo hipofosfatêmico, isto é, baixa absorção de fosfato, a causa mais comum são problemas renais que levam à perda de fosfato. Além disso, há certos tipos de raquitismo decorrentes de problemas hereditários, geralmente associados ao cromossomo X, e portanto são passados dos pais para o filho.

O tratamento do raquitismo dependerá de sua causa, podendo assim incluir medidas como exposição à luz solar e ingestão de alimentos ricos em vitamina D (no caso de deficiência da vitamina D), bem como de alimentos ricos em cálcio e fosfato, por exemplo o óleo de fígado de certos peixes, como o bacalhau e o linguado.