domingo, 20 de novembro de 2011

Toxoplasmose


Toxoplasmose

Animais de estimação, tais como o gato, podem ser transmissores de doenças como a toxoplasmose, um problema de saúde causado pelo Toxoplasma gondii, um protozoário. Além da transmissão por meio de animais de estimação, a doença também pode ser adquirida de forma congênita, isto é, passada da mãe para o filho durante a gravidez.

Causas

O ser humano pode ter contato com o protozoário Toxoplasma gondii quando entra em contato direta ou indiretamente com fezes de um animal de estimação, um gato, por exemplo, que esteja contaminado pelo mesmo. Quando um gato está contaminado, ele elimina em suas fezes ovos daquele protozoário.

Outra forma de adquirir-se tal doença é também por meio de consumo de alimentos de origem animal (geralmente carne de porco ou leite de cabra) que tiveram contato com cistos do protozoário.

No caso de futuras mamães, é essencial o exame para detectar tal possível problema. A importância desse exame é muito grande pois, caso ocorra e não seja tratada adequadamente, pode levar ao aborto ou problemas como cegueira, distúrbios neurológicos e/ou hidrocefalia.

Sintomas

Trata-se de uma doença perigosa, pois uma de suas formas não apresenta sintomas visíveis. Entretanto, mesmo sem manifestar-se, pode causar graves problemas de saúde na musculatura do fígado e do coração. No caso de demonstrar sintomas, os mais comuns são:

  • Febre muito elevada
  • Ocorrência de manchas avermelhadas pelo corpo
  • Fadiga excessiva
  • Dificuldades na visão, que podem levar à cegueira
  • Dores por todo o corpo

Diagnóstico

A toxoplasmose pode ser diagnosticada a partir de certos exames de sangue, realizáveis em qualquer clínica para análise laboratorial.